Mais de 300 mil elevadores estão em operação hoje no Brasil e mais de 80% foram construídos e instalados com base nas normas técnicas ABNT NB 30 e ABNT NBR 7192, hoje canceladas e substituídas pela ABNT NBR NM 207 vigente.
Os elevadores existentes foram instalados com o nível de segurança e estética apropriados ao seu tempo. Novas tecnologias levaram ao nível atual mais avançado para a segurança de passageiros, com vista a proteger as pessoas e objeto contra os riscos de acidentes relacionados com as operações pelo usuário, de manutenção e emergência de elevadores.
Com o aumento da densidade populacional e seu envelhecimento, há uma tendência crescente das pessoas viverem com dificuldade de locomoção necessitando de facilidades deslocamentos. Portanto, é muito importante fornecer um meio de transporte vertical para pessoas com mobilidade reduzida para que possam locomover-se sem o auxilio de terceiros.
O fato de o ciclo de vida de um elevador ser mais longo do que a maioria dos outros sistemas de transporte significa, portanto, que o projeto do elevador, o desempenho e a segurança podem ficar defasados em relação às tecnologias modernas. Se os elevadores existentes não forem atualizados para a segurança mais avançada de hoje, o número de danos físicos aumentará (especialmente em prédios que podem ser acessados pelo público em geral).